Quem Somos?

No dia 16 de fevereiro de 1937, chegaram quatro Irmãs de Passo Fundo a São Sepé, através de Santa Maria, Restinga Seca e Formigueiro.

As Irmãs foram cordialmente recebidas, apesar de uma chuva torrencial. A casa que lhes foi destinada, à esquina da Rua Clemenciano Barnasque com a rua Coronel Veríssimo, era muito precária em móveis e cômodos. Mas elas, em plena juventude, enfrentaram a situação como aventura e colocaram mãos à obra para arrumar o necessário para morar.

Precisavam também preparar o início das aulas, fixado para o dia 1º de março. Parecia humanamente impossível, pois não existiam classes, nem cadeiras, nem quadros. Com a ajuda do Pe. Clemente Kampmann e das irmãs de Formigueiro, foram adquiridos seis bancos velhos emprestados, três mesinhas e mais algumas tábuas, já cortadas para bancos de duas salas de aula. Os homens martelaram, serraram e executaram o trabalho de pedreiro.

Apesar de grande pobreza, a aula iniciou no 1º dia de março com 15 alunos, dando origem à Escola Beata Júlia. A semente foi lançada, germinou e se multiplicou a cada ano.

O Colégio Madre Júlia, hoje sob a direção da Irmã Dalva Garlet, dedica-se integralmente à causa da Educação.