I AcampJUND

by Irmã Shirle Maria, SND

     No mês em que se realiza o Dia Nacional da Juventude, evento que acontece em todo o país, o projeto JUND proporcionou um grande encontro de partilha dos dons, celebração da vida e vivência da fé para jovens vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

      O I AcampJUND, preparado por muitas mãos, muitas mentes e um mesmo sentimento de amor pela Juventude Notre Dame, reuniu aproximadamente 90 jovens e mais de 30 assessores na Fazenda Nossa Senhora Aparecida em Butiá, RS.

     O mal tempo com chuvas torrenciais e trovoadas nos dias anteriores contrariou as expectativas, mas o encontro foi mantido. Deus demonstrou o seu amor e sua bondosa proteção à equipe organizadora e à juventude que se dirigiu ao local na madrugada do dia 18 de outubro. Surpreendentemente o sol se mostrou timidamente e proporcionou um dia claro, porém com algumas nuvens.

     Na chegada, os jovens receberam uma velinha acesa e foram saudados com muita alegria pela equipe de animação e Irmã Shirle M., coordenadora do JUND. Em seguida, colocaram-se ao redor de uma fogueira onde, inicialmente, cantaram e dançaram. Depois acompanharam a bela encenação da passagem bíblica da Sarça Ardente, a qual fundamentou o tema do encontro: “Trilhando em solo sagrado”. O texto bíblico apresentado levou os presentes, em especial a juventude reunida, a refletir sobre nossa condição humana e como Deus quer que nos apresentemos a Ele. Deus é majestoso e santo, estabelece condições para que cheguemos à sua presença. Como jovens, devemos compreender a nossa missão, qual o convite particular que Deus faz a cada um.

     O dia foi marcado por momentos de oração, dinâmicas com reflexão, animação e jogos tendo como ponto alto a trilha pela tarde.

     O encontro foi encerrado com a Celebração Eucarística, onde todos foram convidados a refletir o que mudariam em suas vidas a partir da experiência vivida.

     A realização desta atividade proporcionou uma maior aproximação dos grupos do JUND e os animou em sua caminhada. Agradecemos as irmãs que organizaram o encontro e a todos os colaboradores que auxiliaram no cuidado dos jovens.

     Com o coração agradecido podemos dizer como Santa Júlia: “Oh, quanto é bom o Bom Deus!” e que venha o II AcampJUND.

 

Leia também: Preparação.